As Enchentes do Gregório – A Folha, 7 de outubro de 1975

Fonte da imagem acima: Acervo pessoal Marco Antonio Leite Brandão.

“(..) O jornal ‘Correio de São Carlos’ do dia 13 de fevereiro de 1950 publicava notas sobre as enchentes do rio Gregório e sobre as medidas tomadas pela Prefeitura e pela Polícia de São Carlos, por ocasião da enchente do dia 9 do mesmo mês.
Dizia ele, que a Delegacia de Saúde, desde o primeiro instante, não mediu esforços para prevenir males e preservar a população contra moléstias ou envenenamentos. Noite e dia trabalharam os chefes e funcionários daquela delegacia, inspecionando casas de comércio e residências particulares. Os gêneros atingidos pelas águas foram transportados por caminhões e inutilizados fora da cidade. As residências foram todas inspecionadas, tendo sido feita a remoção de animais domésticos mortos pelas águas, bem como foi feita uma desinfecção pelos funcionários da Delegacia.
Dirigiram pessoalmente os trabalhos, o Delegado de Saúde, Dr Hernani Fonseca e o Dr Luiz Maia, que foram de uma dedicação extrema para com o povo. Vieram a São Carlos, para observar in loco os danos causados pela enchente, o Dr Luiz Morato Proença, Diretor Geral de Departamento de Saúde e o Dr Silos, do Departamento de Assistência Social, que percorreram toda a zona flagelada, tudo anotando e tirando fotos. O Dr Silos percorreu principalmente as residências de famílias pobres, verificando os prejuízos havidos em roupas de casa, vestuários,colchões e móveis, tendo prometido enviar ao Sr Prefeito o auxílio em espécie, para ser distribuído a mais de cem pessoas necessitadas. Houve vacinação anti-tífica, pelos funcionários da Delegacia da Saúde, em todos os habitantes das imediações do Córrego.
O Dr Hernani Fonseca, Delegado de Saúde local, filmou a região atingida pelas águas e os estragos causados. Esse filme foi enviado ao Rio de Janeiro, para ser revelado e ser exibido no Departamento de Saúde de São Paulo, como comprovante da catástrofe.
Como vimos, as chuvas quando eram violentas, faziam transbordar o córrego do Gregório, ocasionando verdadeiras catástrofes à população que reside na baixada, principalmente ao comércio. Esse transbordamento do dia 9 de fevereiro de 1950, produziu danos de vulto, derrubando pontes, ficando as ruas alagadas, obstruindo a passagem de pedestres e dos trabalhadores das indústrias, que ficam quase todas na parte sul da cidade. O Mercado Municipal antigo, ficava inteiramente alagado, com prejuízos nas bancas de mercadorias e, nessa ocasião, o nosso saudoso Prefeito Luiz Augusto de Oliveira dirigiu pessoalmente os trabalhos de limpeza que terminaram 4 horas da madrugada.
Lembramo-nos de certa vez, que no Largo do Mercado, hoje Praça dos Voluntários, havia um circo montado, que durante o dia de domingo dava espetáculos vesperais para a juventude. E durante os mesmos, caiu um temporal, com ele repleto de crianças e jovens. Foi um alvoroço, pois a s águas entravam furiosamente pelo circo adentro. Os pais, em casa, desesperados, saíam à rua, procurando salvar os filhos. Muitos dos são-carlenses, mais destemidos, atiravam-se à água, para salvar as crianças. Um deles, o que me vem à mente, foi o são-carlense Dr Augusto Rollemberg, que sem medir sacrifícios, atirou-se às águas, carregando nos ombros os assistentes do espetáculo do circo. Foi um verdadeiro cataclisma. E como este, muitos outros fôramos casos tristes das enchentes desse Córrego, fatídico em outros tempos.
Mas, como todo o mal tende a acabar um dia, o rio foi retificado, foi reformado completamente, graças à boa vontade dos nossos prefeitos e agora, só nos restou a recordação melancólica desses espetáculos fluviais. São Carlos merecia ser melhor cuidada nesse sentido, não é mesmo ? (..)”

Autora:Tânia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: